Estágio Pastoral

COORDENAÇÃO

PROF. DR. ALEJANDRO CIFUENTES

O Estágio Pastoral Curricular Orientado faz parte da formação acadêmica oferecida pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP, em vista a oferecer a oportunidade dos discentes pensar, agir de modo crítico e colocar em prática os conhecimentos teóricos obtidos em aula nos diversos campos da atividade pastoral, seja em termo de pesquisa, de implantação e acompanhamento de atividades, de monitoria de cursos, escola da fé, etc.

As atividades do Estágio devem contribuir para a formação profissional, teológico e pastoral, propiciar a complementação do ensino e aprendizagem, a fim de se constituir em instrumento de integração, em termos de exercício prático de relacionamento humano, de aperfeiçoamento científico, cultural, teológico e pastoral.

O Estágio deve ser desenvolvido durante a Graduação em Teologia do ITESP, para no final o discente obter no mínimo as 200 horas mínimas exigidas pelo MEC.

O Estágio pode lidar com qualquer ramo ou aspecto da atividade pastoral: saúde, catequese, direito, liturgia, monitoração de cursos de teologia, etc. O discente deverá escolher uma das áreas de estudo (Sagrada Escritura, Sistemática, História, Moral, Práxis ou Ciências) na qual pretende desenvolver as atividades do Estágio Pastoral Curricular Orientado, em conformidade com as modalidades previstas nas Normas de Estágio Pastoral Orientado do Curso de Teologia do ITESP.

ESTÁGIO ANEXO I

ESTÁGIO ANEXO II

ESTÁGIO ANEXO III